sábado, 23 de agosto de 2008

Enquetes

Desde o começo do nosso blog estamos postando enquetes sobre ele ou o meio ambiente. Agora estamos postando duas enquetes ao mesmo tempo. São eles: Por que você entra no blog Meio Ecológico? - Para me atualizar com o meio ambiente. (50%) - Para pesquisas escolares. (25%) - Porque não tenho mais nada para fazer. (0%) - Porque gosto das reportagens. (25%) - Porque gosto das imagens. (0%) Até agora nós temos quatro votos nessa enquete, e se você não votou, não perca mais tempo e vote! E a outra enquente é essa: O que você gostaria que tivesse no nosso blog? - Músicas. - Vídeos. - Novidades sobre outras coisas sem ser o meio ambiente. - Um fórum para discutirmos as publicações do site e o meio ambiente. Até agora nós temos apenas um voto, então não deixe de votar e não se esqueção de deixar seus comentários!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Meio Ambiente

Campanha pela Preservação dos recursos hídricos

A Campanha "Água para a Vida, Água para Todos" trata-se de uma caravana promovida pela organização não-governamental WWF, com o objetivo de alertar a população sobre a grave situação dos recursos hídricos no País. Apesar de relativamente abundante, a disponibilidade de água no Brasil encontra-se comprometida. As principais causas são o mau uso e o desperdício, a contaminação por esgotos domésticos, efluentes industriais e agrotóxicos, o desmatamento e a ocupação desordenada do solo, e o uso intensivo pelas atividades agrícolas e industriais. Apenas a agricultura consome 60% da água no País, devido à irrigação. Além disso, explica Samuel Barreto, biólogo do WWF e especialista em água doce, o Brasil perde, todo ano, toneladas de solos férteis por causa de uma agricultura mal planejada, aliada à prática das queimadas e dos desmatamentos. Isso acaba levando à perda de água, pois a erosão carrega sedimentos causando o assoreamento dos rios e córregos. Mais: os produtos químicos usados diretamente nas plantações e suas embalagens descartadas a céu aberto são levados até os cursos d'água, ou acabam infiltrando-se no solo, contaminando os lençóis freáticos. Outro problema é o índice de perda de água no sistema de abastecimento público, que chega a 40%, em razão de falhas na tubulação e ligações clandestinas. A ocupação desordenada do solo também agrava o problema, tanto na demanda por recursos hídricos como na contaminação por esgoto: a Prefeitura de São Paulo estima que a cada oito dias surge uma nova favela na cidade. A campanha começou pelo Sul e Sudeste, onde o quadro é mais crítico. São regiões que detêm, respectivamente, 7% e 6% de toda a água existente no País, mas abrigam aproximadamente 52% da população, ou seja, mais de 97 milhões de brasileiros. A escassez começa a encarecer e comprometer as atividades econômicas, com reflexos na economia, na geração de renda e emprego e na inclusão social. A falta d'água, agravada pelas mudanças climáticas, atinge em cheio as produções agrícola e de energia hidrelétrica. Assim, a seca que afeta o Sul pelo segundo ano consecutivo, e é uma das piores dos últimos 70 anos, funciona como forte argumento a favor da conservação dos recursos hídricos.

domingo, 17 de agosto de 2008

Como economizar água?

Podemos economizar água de muitas maneiras em todos os lugares da casa.

No banheiro podemos fechar a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba, não tomar banhos demorados, manter a válvula de descarga do vaso sanitário sempre regulada e não use o vaso como lixeira ou cinzeiro e consertar os vazamentos o quanto antes.

Na cozinha podemos antes de lavar pratos e panelas, remover bem os restos de comida e jogá-los no lixo, manter a torneira fechada ao ensaboar as louças e deixar de molho as louças com sujeira mais pesada, só liguar a máquina de lavar louça quando estiver cheia.

N0 jardim, quintal e calçada podemos evitar lavar o carro durante a estiagem, se necessário use um balde e pano, nunca a mangueira, não usar a mangueira para limpar a calçada, usar uma vassoura, prefirir o uso de regador ao da mangueira para regar as plantas.

Nas torneiras podemos não deixar a torneira pingando, sempre que necessário troque o "courinho", a perda por vazamento em torneiras é muito grande.

Assim podemos economizar a água, não fique parado e comece a economizar você também!